dieta_nao_saudavel_depressaoDe acordo com pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, uma alimentação “desequilibrada” além de aumentar o peso, pode estimular a depressão feminina.

O estudo analisou as avaliações psiquiátricas e de dietas de 1046 mulheres entre 20 e 93 anos, durante mais de 10 anos e seus resultados foram divulgados na publicação American Journal of Psychiatry.

Foi concluído que a alimentação ocidental (com hambúrguer, pizza, batatas fritas, cerveja, alimentos com açúcar) foi associada a uma maior probabilidade, mais de 50%, de desenvolver transtornos depressivos.

Entretanto, tanto a depressão quanto a ansiedade se mostraram 30% menos prováveis entre as mulheres que mantém uma dieta mais tradicional australiana e mais saudável (vegetais, peixe e grãos integrais).

A pesquisadora Felice Jacka relata que não há um cardápio padrão, mas que a dieta deve conter principalmente hortaliças, frutas, grãos integrais, produtos com baixo teor de gordura e carne magra, com o intuito de ajudar na saúde física e sustentar o bem-estar mental.


Frituras, doces e alimentos processados devem ser consumidos em pequenas quantidades e apenas de vez em quando.

O estudo constatou ainda a necessidade de mais investigações para determinar se a alimentação não saudável realmente diminui a saúde mental e vice-versa.

Related Posts with Thumbnails