Existem muitos motivos para comer a dieta do Mediterrâneo: ela não é apenas deliciosa, mas extremamente saudável.
Além de ajudar a prevenir e até tratar a diabetes tipo 2, síndrome metabólica, doença cardíaca, demência e obesidade, a dieta mediterrânea, que consiste em muitas frutas, nozes, cereais integrais e peixes, também ajuda a reduzir o risco de depressão.
Essa é a conclusão da nova pesquisa acaba de ser publicada na revista Archives of General Psychiatry.
De acordo com a informação de fundo no estudo, a taxa de transtornos mentais ao longo de uma vida é menor na região do Mediterrâneo do que nos países do norte europeu. Essa observação sugeriu aos investigadores que a forma como as pessoas comem nos países do Mediterrâneo podem desempenhar um papel na melhoria da saúde mental. De fato, pesquisas anteriores indicaram que os ácidos graxos monoinsaturados no azeite de oliva, que são utilizados abundantemente na dieta mediterrânea, podem diminuir o risco de depressão clínica.
Alguns pesquisadores investigaram 10.094 participantes saudáveis espanhóis que completaram um questionário inicial, entre 1999 e 2005. Os sujeitos da pesquisa mantiveram a par do que eles comiam diariamente usando uma lista de freqüência alimentar. Os cientistas então calcularam a aderência à dieta mediterrânea com base nesses nove aspectos: uma alta proporção de ácidos graxos monoinsaturados de ácidos graxos saturados, o consumo moderado de álcool, o consumo moderado de lacticínios, baixa ingestão de carne e um alto consumo de legumes, frutas, nozes, cereais, legumes e peixes.
Depois de cerca de 4,4 anos de seguimento, 480 sujeitos da pesquisa foram diagnosticados com depressão, incluindo 156 homens e 324 mulheres. No entanto, as pessoas que seguiram a dieta mediterrânica mais de perto tiveram redução de 30 por cento no risco de depressão do que quem teve a pontuação mais baixa da dieta mediterrânica.
“Os mecanismos específicos pelos quais uma melhor aderência ao padrão da dieta mediterrânea pode ajudar a prevenir a ocorrência de depressão não são bem conhecidos”, escreveram os autores na revista Archives of General Psychiatry. “Os componentes da dieta podem melhorar a função dos vasos sanguíneos, combater a inflamação, reduzir o risco de doença cardíaca e oxigênio, reparar danos celulares relacionados, os quais podem diminuir as chances de desenvolver depressão.”
“No entanto, o papel do padrão alimentar global pode ser mais importante do que o efeito dos componentes individuais. É plausível que a combinação sinérgica de uma reserva suficiente de ácidos graxos ômega, três ácidos graxos naturais, juntamente com outros ácidos graxos insaturados e antioxidantes do azeite de oliva e nozes, flavonóides e outros fitoquímicos de frutas e outros alimentos vegetais e grandes quantidades de folatos naturais e outras vitaminas B no padrão global da dieta mediterrânea podem exercer um razoável grau de proteção contra a depressão “, concluíram os cientistas.
Embora antidepressivos como o Prozac seja a medicação mais comumente prescrita nos Estado Unidos, existem inúmeras alternativas naturais. Como NaturalNews tem relatado anteriormente, uma série de estratégias naturais são conhecidas para ajudar a combater a depressão, incluindo yoga, sementes de girassol e quantidades adequadas de vitamina D.