alimentos_processados_depressaoUm estudo britânico sugere que uma dieta rica em alimentos processados, pode aumentar o risco de depressão.

Um estudo analisou as informações alimentares de 3.486 funcionários públicos ingleses (26,2% eram mulheres, com idade média de 55,6 anos) e depois de cinco anos da coleta dos dados alimentares revelou a presença de sintomas depressivos pesquisados através da escala do CES-D (Center for Epidemiologic Studies Depression).

Os participantes do estudo foram divididos em dois grupos, de acordo com a dieta adotada: os que ingeriam uma dieta principalmente baseada em alimentos integrais como frutas, legumes e peixe, e aqueles que ingeriam uma dieta rica em alimentos processados como doces, frituras, carne processada, grãos refinados e produtos com alto teor de gordura.


Após a análise de fatores como sexo, idade, escolaridade, atividade física, tabagismo e a presença de doenças crônicas, os investigadores encontraram uma diferença significativa no risco de depressão futura, de acordo com a dieta adotada.

Os indivíduos que adotaram uma dieta rica em alimentos processados apresentavam um risco relativo 58% maior de depressão, em comparação aos que comeram pouco esse tipo de alimento.

Embora os investigadores não descartem a possibilidade de que pessoas com depressão possam ter uma dieta menos saudável, eles acreditam que seja improvável que este fato explique os seus achados, porque não houve associação com dieta e o diagnóstico prévio de depressão

Related Posts with Thumbnails