Em uma pesquisa com mais de mil idosos relativamente saudáveis, os pesquisadores descobriram que homens e mulheres com mais de 70 anos que tomam quatro ou mais xícaras de chá verde diariamente seriam 44% menos propensos a ter sintomas de depressão, comparados àqueles que bebem uma xícara ou menos por dia.
Entre os participantes, 34% dos homens e 39% das mulheres relataram sintomas de depressão, sendo que estes sintomas eram severos em 20% dos homens e em 24% das mulheres.
E, de forma geral, 488 participantes disseram tomar quatro ou mais xícaras de chá verde por dia, 284 tomavam de duas a três, e os outros 286 relataram tomar uma ou menos xícaras diariamente.
Os especialistas sugerem que o aminoácido teanina, presente no chá verde, parece ter um efeito tranqüilizador sobre o cérebro, o que pode explicar os efeitos potencialmente benéficos mostrados no estudo.
Porém mais estudos são necessários para confirmar se tomar mais chá verde pode ter efeitos antidepressivos, quais os componentes responsáveis pela proteção, e qual a “dose” necessária.
Antes disso, os especialistas ainda não recomendam o consumo da bebida para a prevenção da depressão.